Textos e Mensagens
Marginalia, de E.A.Poe
Tendo em vista que hoje o grande Edgar Allan Poe, a quem a literatura, a arte moderna, o cinema e até mesmo a psicologia devem muito, completaria 204 anos, deixo alguns trechos de uma obra bem pouco conhecida, mas não menos importante, do gênio americano. Trata-se da Marginalia, algo como uma reunião de breves escritos entre filosóficos e poéticos, algumas vezes passando por uma intensa ironia.
No trecho a seguir, percebam o acerto do poeta quanto à sua previsão da "rapidez" da vida moderna:
"O progresso realizado em alguns anos pelas revistas e magazines não deve ser interpretado como quereriam certos críticos. Não é uma decadência do gosto ou das letras americanas. É, antes, um sinal dos tempos; é o primeiro indício de uma era em que se irá caminhar para o que é breve, condensado, bem digerido, e se irá abandonar a bagagem volumosa; é o advento do jornalismo e a decadência da dissertação."
No seguinte, deixa-nos um conceito de artista:
"Um homem de certa habilidade artística pode muito bem saber como se obtém certo efeito, explicá-lo claramente e, contudo, falhar quando quer utilizá-lo. Mas um homem que possua certa habilidade artística não é um artista. Só é artista aquele que pode aplicar, com felicidade, seus mais abstrusos preceitos."
Abaixo, Poe fala de como se adquirir inimigos:
"Aprouve-me, algumas vezes, imaginar qual seria a sorte de um homem dotado - para desgraça sua - de uma inteligência superior em muito à de sua raça. Naturalmente, ele teria consciência dessa superioridade e não poderia, por ser, sem dúvida, constituído como os outros homens, deixar de manifestar essa consciência. Adquiriria, assim, inúmeros inimigos. E como suas opiniões difeririam profundamente das de todos, seria ele facilmente colocado no número dos loucos."
Sobre a calúnia:
"Caluniar um grande homem é, para os medíocres, o meio mais rápido de, por sua vez, alcançarem eles a grandeza. É provável que o escorpião jamais se tivesse tornado uma constelação se não tivesse tido a coragem de morder o calcanhar de Hércules."
Da nossa adoração:
"Os romanos honravam suas insígnias, e a insígnia romana era , algumas vezes, a águia. A nossa insígnia não é senão o décimo de uma águia - um dólar - mas não nos embaraçamos em adorá-lo com uma devoção dez vezes mais forte."
Para finalizar, sobre a vingança, onde Poe deixa uma sutilíssima ironia:
"Pode haver coisa mais doce para o orgulho de um homem e para a satisfação de sua consciência do que o sentimento de se haver vingado plenamente das injustiças de seus inimigos com o ter-lhes sempre e simplesmente feito justiça?"
loading...
-
O Artista Deve Ir Aonde O Povo Está?
por quê?qual artista?o que seria um artista?o que (ou quem) seria o povo?e onde é que o povo está?e o que o artista irá fazeronde o povo está? como um artista farápara ir até o povo?fará o que o povo gosta?e do que é que o povo gosta?e para fazer...
-
"dever A Vida A Um Malfeitor..."
Hoje, comemoramos 210 anos de Victor Hugo, o gênio literário que criou umas das maiores obras-primas da literatura universal, "Os Miseráveis", monumental romance profundamente humano, no sentido mais amplo da palavra. Em homenagem ao grande gênio...
-
Sobre A Casa Do Poeta De Santiago
Sinto-me na obrigação de comentar um pouco sobre a Casa do Poeta de Santiago, tendo em vista a discussão que está ocorrendo sobre a mesma em nosso universo blogueiro. Pouca coisa, de forma simples, sem frescuras. Eu não participei do evento recente...
-
Revista Soturna - Entrevista
A revista digital SOTURNA é especializada em arte sombria e está em sua segunda edição. O responsável por sua realização é o poeta carioca Alexandre Souza. Em seu segundo número, a revista prova todo seu potencial, com matérias de peso, excelentemente...
-
Schiller E Beethoven: A Força Do Romantismo
Em 1782, aconteceu, na Alemanha, a primeira apresentação da genial obra teatral "Os Ladrões", do poeta e dramaturgo alemão Friedrich Von Schiller, um dos pioneiros do Romantismo na literatura. Era então o início do movimento romântico, no auge...
Textos e Mensagens